Sanátorio Vincentina Aranha


Eu viajei ate São José dos Campos para visitar o Sanátorio Vicentina Aranha, que hoje em dia está desativado e que também foi hospital para tratar a quem sofria de tuberculose.


Eu entrei à noite no Sanátorio, e como no local não havia nenhuma iluminação, foi pedido para levar lanternas para conhecer as entranhas do local.

Quem me recebeu foi um homem que representava o funcionário com o nome Alberto de Menezes Borba, que usava um terno super antigo e com uma fala tenebrosa.

Agora imagina... Um local todo escuro, frio, antigo e com várias vozes em salas vazias!!! O-O
Eeeeeeeehhh!!! *O*

Cada sala tinha uma característica, pois como foi um hospital/sanatório, tinha alas médicas para cada nível da doença e poder aquisitivo dos pacientes daquela época.

Como foi um dos primeiros hospitais feitos para tratar a tuberculose aqui no Brasil, várias pessoas da alta sociedade iam se tratar lá, porém, também tinha o setor para pacientes pobres que não tinham condições de pagar pelo tratamento.

Foram mostrados os quartos mais caros para as pessoas da alta sociedade, que ficavam junto com os quartos das enfermeiras e freiras.

Não existia nenhuma diferença entre o tratamento do rico e do pobre, mudava apenas o tamanho dos quarto!


As alas do Sanatório eram ornamentadas com sons para deixar um clima mais sinistro:

- Na ala denominada Alberto de Menezes Borba, havia o som forte de tosse de vários pacientes;
- Em um quarto da parte superior, tinha o som de uma mulher chorando e gritando para todo mundo ir embora (ela havia sido abandonada pelo marido);
- Na sala cirúrgica, sons de um paciente morrendo e uma foto de uma cirurgia que aconteceu na época.
O local inteiro era repleto de dor, morte e também a possibilidade de vida.
O Sanátorio Vincentina Aranha é realmente lindo e imponente, e quem tiver a oportunidade de viajar para São José dos Campos, recomendo a visita!
O local por fora é incrível, e por dentro um sonho gélido.

A História do Local

Dona Vicentina de Queirós Aranha foi uma grande dama da sociedade paulista que viveu no século passado. Casada com o senador Olavo Egydio, lutou pela obtenção de um local para a construção de um sanatório para o tratamento de portadores de tuberculose pulmonar, doença que, na época (1924), se alastrava por todo o Brasil. Vicentina Aranha organizou uma campanha que mobilizou toda a sociedade de São Paulo. Como resultado, o governo selecionou uma vasta área e deu continuidade à campanha. Finalmente, depois de construído, com projeto do arquiteto Ramos de Azevedo e obras executadas sob a supervisão do engenheiro Augusto de Toledo, foi inaugurado, em 27 de abril de 1924, o Sanatório São José dos Campos, que posteriormente recebeu o nome de Sanatório Vicentina Aranha, o primeiro da cidade e um dos primeiros do País. Infelizmente, porém, Dona Vicentina não viveu para testemunhar a concretização do seu sonho.

Inaugurado em 1924, sob a direção da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, o sanatório é a concretização do sonho, luta e vitória de Vicentina de Queiroz Aranha. Diante de um problema sério e epidêmico, como se apresentava a tuberculose naquela época, sua ideia prosseguiu e conseguiu tornar realidade um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina, reconhecido pelo alto padrão dos tratamentos oferecidos e por ser o primeiro sanatório de São José dos Campos. Esposa do senador Olavo Egídio, ele levou a ideia adiante mesmo após a morte de sua esposa.

Com ele trabalhou Paulo Setúbal, casado com Francisca, sua filha. Devido às características da enfermidade, era necessário um hospital de isolamento que pudesse prover todos os cuidados necessários para recuperação do paciente, em uma região perto da cidade de São Paulo. Por meio de uma doação feita pela Câmara Municipal de São Paulo, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia adquiriu uma chácara em São José dos Campos em março de 1914, escolhida devido ao clima ideal da cidade para o tratamento da doença, e por oferecer as condições de infraestrutura necessárias. Com o projeto creditado a Francisco de Paula Ramos de Azevedo, um dos arquitetos mais importantes do Brasil, a distribuição dos ambientes permitia uma inspeção zelosa e imediata dos pavilhões, que mesmo isolados e independentes, completavam-se de forma harmônica e eficiente. A ventilação e insolação nas edificações, propriedades consideradas terapêuticas, são particularidades do projeto que conferiram ao sanatório as melhores condições para o tratamento da doença. O Vicentina Aranha encerrou suas atividades como sanatório para o tratamento de doentes com tuberculose na década de 60. Os últimos pacientes deixaram as suas instalações em outubro de 1981, juntamente com pacientes geriátricos, quando parte das instalações foi cedida para o antigo INAMPS – Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, que funcionou no local até abril de 1990. Com reformas em alguns setores que começaram nesse mesmo ano, a partir de então, além de sediar a AAFLAP – Associação de Apoio do Fissurado Lábio Palatal – manteve atividades médicas voltadas para o tratamento de doentes crônicos e idosos, além do Centro de Atividades para a Terceira Idade.

Com uma área atual de aproximadamente 84.500 m², o Vicentina Aranha foi tombado pelo CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico – em janeiro de 2001, tornando-se patrimônio do estado. Posteriormente, em 2004, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia encerrou as suas atividades. Atendendo ao desejo da população de ver o Vicentina Aranha preservado, em 2006 a Prefeitura de São José dos Campos comprou a propriedade e o reabriu, no ano seguinte, como Parque Cultural Vicentina Aranha, tornando-o novamente um sinônimo de qualidade de vida.


 







2 comentários:

  1. incrível! Obrigada por compartilhar essas informações de SJC,antes eu nn tinha nenhuma curiosidade sobre a minha cidade. Eu achava que sjc era uma coisa inutil sério obrigada. Por um trabalho de Geografia que eu achava horroroso me fez abrir a minha mente. Estava tentando achar algum twxto para o meu trabalho de geo e achei esta pagina maravilhosa e aprendi novas coisas. OBRIGADA

    ResponderExcluir

Comentários Moderados

 

Psicológico Macabro © Copyright | Template by Mundo Blogger |