Deep Web: Entenda como ela funciona e é dividída




O que é Deep Web?

Deep Web (também chamada de Deepnet, Web Invisível, Undernet ou Web oculta) se refere ao conteúdo da World Wide Web que não faz parte da Surface Web, a qual é indexada pelos mecanismos de busca padrão. Não deve ser confundida com a dark Internet, na qual os computadores não podem mais ser alcançados via Internet, ou com a Darknet, rede de compartilhamento de arquivos. Mike Bergman, fundador da BrightPlanet afirmou que a busca na Internet atualmente pode ser comparada com o arrastar de uma rede na superfície do oceano: pode-se pescar um peixe grande, mas há uma grande quantidade de informação que está no fundo, e, portanto, faltando. A maior parte da informação da Web está enterrada profundamente em sites gerados dinamicamente, a qual não é encontrada pelos mecanismos de busca padrão. Estes não conseguem "enxergar" ou obter o conteúdo na Deep Web - aquelas páginas não existem até serem criadas dinamicamente como resultado de uma busca específica. A Deep Web possui um tamanho muito superior ao da Surface Web.

Tamanho

Estimativas baseadas em extrapolações de um estudo feito na Universidade da Califórnia em Berkeley em 2001 especularam que a Deep Web possui 7.500 terabytes de informação. Em 2004 detectaram cerca de 300.000 sites da deep web e de acordo com Shestakov, cerca de 14.000 destes eram da parte russa da Web em 2006. Em 2008, a web chamada “Deep Web”, não ref­er­en­ci­ada pelos motores de busca, rep­re­sentou de 70 a 75% do total, ou seja, cerca de um tril­hão de pági­nas não indexadas.

Como ela funciona?

A Deep Web é composta por diversas camadas. Ao todo, são 7 camadas (provavelmente a 8ª é um mito). A 1ª camada é a que a maioria acessa, a qual é acessada através de um Navegador diferente, o TOR. Para acessar as outras camadas, utiliza-se outro tipo de programa. É aí que o TOR vai embora. Cada camada tem um endereço diferente:
Camada 1 = .onion
Camada 2 = .i2p
Camada 3 = .burble ...
Camada 7 = .garlic

Por que não conseguimos acessar páginas da Deep Web em buscadores da Surface Web como o Google?

É uma questão de criptografia, em que toda página para existir deve estar de alguma forma indexada na Surface Web, mesmo que você não consiga acessá-la. Por exemplo, o domínio .ONION na Surface Web é .tor2web.org.

O endereço do famoso buscador, Hidden Wiki, na Deep Web é http://kpvz7ki2v5agwt35.onion/wiki/index.php/Main_Page e na surface http://kpvz7ki2v5agwt35.tor2web.org/

O que preciso para acessar a Deep Web?

Navegador TOR Browser para a 1ª camada e i2p para as demais.

VPN para camuflar seu IP
Pago: VPN4ALL
Gratuito: HSS (HotSpot Shield), Sumrando ou Security Kiss

Firewall Comodo gratuito

Anti-Vírus Kaspersky pago ou Comodo gratuito

Lembrando que somente o 1º é obrigatório. Os outros são apenas “uma segurança a mais”. Estes programas são apenas sugestões, existem diversos outros na rede. Para acessar as demais camadas (2-7) é necessário uma criptografia de programação no I2P, ou seja, temos que configurar o I2P para poder usa-lo, o que é muito complicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Moderados

 

Psicológico Macabro © Copyright | Template by Mundo Blogger |