No teatro kabuki os antagonistas são geralmente considerados insanos, um símbolo de sua insanidade no kabuki são os cabelos despenteados. Já um yurei está sempre vestido de branco, pois o traje tradicional de funerais no Japão é um kimono branco, o yurei é visto no último traje de roupa que estava usando antes de sua morte. Muitos filmes famosos como O Grito e The Ring são inspirados em yureis, fantasmas de pessoas que morreram com muito ódio e amaldiçoam todas as pessoas responsáveis por esse sentimento antes da morte.
O mês de Agosto no Japão é conhecido como a epoca de contar historias de fantasmas, e é nessa época que a exposição de pinturas com temáticas fantasma são expostas no templo Zenshoan em Tokyo. Apenas em Agosta 50 pinturas são expostas, as pinturas pertenciam a um famoso contador de historias do período Edo, que adorava contos sobre yureis. A temática yurei também está presente em vários animes e mangás.
Existem vários tipos de Yurei, o Onryõ, fantasmas que ficam na terra até saciarem sua sede por vingança, a Ubume, fantasma de uma mulher que morre no parto ou enquanto ainda tem filhos pequenos, esse yurei fica na terra até ter certeza de que seus filhos estão bem, o Goryo, um fantasma vingativo de alguém que em quanto vivo era muito nobre e se suicidou após ser deposto de sua posição, Funayurei, são fantasmas de pessoas que morreram no mar, Zashiki-warashi, fantasmas de crianças, são fantasmas que pregam peças ao invés de assombrar pessoas, Samurai-yurei, fantasmas de samurais mortos em batalha, ao contrário dos outros yurei que são representados com apenas o kimono vazio ao invés das pernas, esses fantasma são representados com as pernas, Yurei sedutor, um fantasma que se apaixona após a morte e toma forma humana para tentar seduzir a pessoa amada e leva-lá para o outro mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários Moderados