Yurei

 
Yurei é a palavra japonesa que corresponde a fantasma. Os japoneses acreditam que os humanos tem um Reikon (espirito), e quando a pessoa morre, principalmente por suicídio ou assassinato, e não receber um funeral digno, o Reikon dessa pessoa se torna um Yurei e só vai deixar a terra após receber um funeral apropriado. Um yurei também pode ficar preso a terra devido a um forte sentimento como amor, vingança, inveja, ódio ou tristeza, o Yurei só vai partir quando seus sentimentos forem acalmados.

No teatro kabuki os antagonistas são geralmente considerados insanos, um símbolo de sua insanidade no kabuki são os cabelos despenteados. Já um yurei está sempre vestido de branco, pois o traje tradicional de funerais no Japão é um kimono branco, o yurei é visto no último traje de roupa que estava usando antes de sua morte. Muitos filmes famosos como O Grito e The Ring são inspirados em yureis, fantasmas de pessoas que morreram com muito ódio e amaldiçoam todas as pessoas responsáveis por esse sentimento antes da morte.


O mês de Agosto no Japão é conhecido como a epoca de contar historias de fantasmas, e é nessa época que a exposição de pinturas com temáticas fantasma são expostas no templo Zenshoan em Tokyo. Apenas em Agosta 50 pinturas são expostas, as pinturas pertenciam a um famoso contador de historias do período Edo, que adorava contos sobre yureis. A temática yurei também está presente em vários animes e mangás.

  Existem vários tipos de Yurei, o Onryõ, fantasmas que ficam na terra até saciarem sua sede por vingança, a Ubume, fantasma de uma mulher que morre no parto ou enquanto ainda tem filhos pequenos, esse yurei fica na terra até ter certeza de que seus filhos estão bem, o Goryo, um fantasma vingativo de alguém que em quanto vivo era muito nobre e se suicidou após ser deposto de sua posição, Funayurei, são fantasmas de pessoas que morreram no mar, Zashiki-warashi, fantasmas de crianças, são fantasmas que pregam peças ao invés de assombrar pessoas, Samurai-yurei, fantasmas de samurais mortos em batalha, ao contrário dos outros yurei que são representados com apenas o kimono vazio ao invés das pernas, esses fantasma são representados com as pernas, Yurei sedutor, um fantasma que se apaixona após a morte e toma forma humana para tentar seduzir a pessoa amada e leva-lá para o outro mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Moderados

 

Psicológico Macabro © Copyright | Template by Mundo Blogger |