Bem, eu estava em um
momento de decepção na minha vida. Eu havia ficado muito doente e fui
forçado a abandonar a faculdade. Eu odiava ter meus sonhos colocados em
espera, e estava sofrendo de um caso leve de depressão por causa disso.
Mas ainda havia um conforto que só acontecera por estar de volta em
minha casa, que me tranquilizara um pouco. Mas ainda havia o tédio que
eu tinha que lidar. Sem emprego,
sem faculdade, e eu odeio dizer isso, mas, meus amigos, a maioria ainda
na faculdade, fez com que cada dia se arrastasse lentamente. Os dias
que passava vendo TV e filmes antigos na sala de estar me deram
inspiração para encontrar uma maneira de aliviar meu tédio crescente.
Minha biblioteca de VHS e DVD’s tinham diminuído para apenas meus filmes
antigos desgastados da Disney, então decidi assistir a um dos meus
filmes favoritos de todos os tempos: O Rei Leão. Os pequenos e coloridos
filhotes de leão me fizeram lembrar de uma parte quase esquecida de meu
passado: O velho jogo do Rei Leão para PC, The Lion King. Eu costumava
jogar sempre quando criança. Minha mãe e eu passávamos horas tentando
vencer aquele antigo jogo.
A cachoeira de memórias
me levou para meu quarto antigo, onde o velho computador ainda se
encontrava na mesa em um canto. Eu estava tão orgulhoso quando comprei
aquele computador, que quando tinha 11 anos, economizei o suficiente de
minha mesada para comprá-lo eu mesmo. Foi emocionante ver a tela de
início e ouvir o som antigo de inicialização do Windows
XP. O enorme e velho Compaq Presario ligou novamente, e então eu
cliquei no botão Iniciar para procurar pelos meus jogos antigos.
Infelizmente, a pasta do jogo estava vazia. Decepcionado, perguntei para
minha mãe o que havia acontecido com todos os nossos jogos. Ela parecia
um pouco triste, provavelmente vendo a insatisfação em meus olhos. Ela
me disse que desde que eu havia comprado um novo notebook, mais ou menos
um mês atrás, meu pai estava pensando em vender o computador antigo.
Ele tinha removido todos os jogos e alguns documentos antigos. Ela então
sugeriu que eu perguntasse ao meu pai se ele havia guardado algum
deles.
Mais tarde naquela noite
meu pai voltou de seu emprego na fábrica, cansado e desgastado. Ele
capotou no sofá e fez o que sempre fazia para relaxar: pesquisar coisas
em seu laptop. Então eu me aproximei e perguntei o que havia acontecido
com minhas memórias da infância. Ele lamentou ao dizer que achava que eu
não me preocuparia mais com tudo aquilo, e que havia excluído. Eu
estava claramente triste com isso, e tinha ficado ainda mais ansioso
para jogar meu jogo favorito de infância. Odiando ver sua filhinha
(filhinha de 19 anos) chateada, ele disse que iria entrar na internet e
tentar fazer o download do máximo de jogos que conseguisse encontrar,
por meio de sites de freeware e etc.
Felizmente, meu pai
conseguiu encontrar e baixar de o jogo The Lion King, por coincidência
meu favorito. Primeiro de tudo, este jogo não é como os jogos mais
modernos da Disney. Ele não é um centro de atividades infantis ou um
jogo de história infantil. Era de história, sim, mas era um jogo de
ação. A essência era que você começava jogando como o Simba Jovem,
enquanto derrotava vilões e animais mais inocentes e fáceis, como
camaleões, porcos-espinhos, sapos, aranhas, abutres e os vilões mais
difíceis: hienas. Simba podia derrotar esses adversários simplesmente
pulando em cima deles (exceto pelos porcos-espinhos. Você tinha que
rosnar para fazê-los virar de ponta cabeça, e depois pular em cima
deles). Já o Simba Adulto era estranhamente mais violento. Ele podia
arranhar, cortar, avançar, e virar seus inimigos, alguns deles até mesmo
mostrando pequenas quantidades de sangue pixelados que voam deles a
cada batida. Nada sangrento, e você nunca via os ferimentos dos
inimigos, mas quando eu tinha quatro anos, aquilo parecia ser uma grande
carnificina.
Na manhã seguinte, eu
estava contente em ter a casa toda só pra mim, para poder jogar aquele
clássico novamente. Meu pai estava no trabalho e minha mãe havia viajado
para Lexington, Kentucky para ajudar minha avó de quase 80 anos de
idade. Era em momentos como este que eu agradecia por não ter irmãos.
Peguei um pacote de M&M’s e um pouco de chá doce, e voltei para meu
quarto. Meu pai tinha transferido o jogo para o computador antigo na
noite anterior, mas não tinha testado para ver se funcionava ou não.
Rezei para que funcionasse, e cliquei no aplicativo. Para minha alegria,
ele funcionou, e eu assisti a pequena introdução do game; uma imagem da
Pedra do Rei com Rafiki erguendo o bebê Simba. Apertei Enter para
iniciar o jogo. A tela escureceu, e Timão apareceu dizendo as velhas
palavras que sempre diz no começo do jogo: “It starts”.
Consegui passar pelas
fases coloridas do jogo com facilidade. Lembrava de todos os truques,
bônus e itens secretos. Tudo correu bem, e eu estava me divertindo
bastante, assim como costumava ser quando era criança. Depois de um bom
tempo, cheguei no último nível: A batalha final entre Simba e Scar na
Pedra do Rei. Cheguei até a metade da fase, lutando contra Scar duas das
três vezes e matando hiena após hiena. Eu estava tendo um jogo quase
perfeito, até que cometi um erro. Eu julguei mal um salto e errei a
plataforma que estava tentando acertar, o que resultou em Simba caindo
no meio da escuridão do abismo. Não era a primeira vez que eu havia
morrido, mas por alguma razão, foi a partir daí que as coisas começaram a
dar errado. Ao invés da tela simplesmente desvanecer para preto e me
mandar de volta ao começo da fase, como normalmente faria, a tela
começou a piscar em cores aleatórias, principalmente em vermelho, preto e
roxo, e um barulho que não estava no jogo. Eu deveria saber, pois
joguei-o centenas de vezes, e memorizei cada parte. O barulho era do
filme. Era da famosa cena da Debandada de Gnus, onde Mufasa caia para
sua morte, e onde Simba grita "NÃO!". Então de repente, houve um som tão
alto e irreconhecível que eu pulei de susto e desliguei minhas caixas
de som.
Pensei que aquilo
poderia ser somente uma versão modificada do jogo, que alguém pensara
que iria tornar o jogo melhor adicionando clipes de som direto do filme,
daí liguei novamente minhas caixas de som. Mas, então, ao invés de
retornar à fase onde eu estava, o jogo reiniciou por completo. Isso me
irritou bastante, já que eu havia chegado tão longe, e que em nenhuma
das outras vezes que eu havia morrido acontecera isso. Mas então, a tela
de início mudou. Ao invés da alegre tela de introdução que eu me
lembrava da minha infância (ou de algumas horas atrás, nesse caso),
aparecera uma tela escura, embaçada e estranhamente colorida; vermelho,
preto e azul. Aquilo quase se parecia com uma foto noturna da tela
original. Mas eu imaginei que era apenas uma pequena falha no jogo, e
com isso, apertei Start de qualquer maneira. Ao invés do Timão dizendo
suas palavras de sempre, havia um enorme texto, escrito em vermelho e
piscando em frente ao fundo negro. Quando parei pra ler, reconheci a
frase na mesma hora: “As fronteiras que separam a vida da morte são as
melhores no sombrio e vago. Quem dirá onde o termina, e onde começa o
outro?". Era uma citação de meu autor favorito, Edgar Allan Poe. Eu
estava um pouco feliz em ver uma de minhas frases favoritas no jogo, mas
não tinha como não me sentir um pouco insegura também. Por que aquilo
estava em um jogo da Disney? E eu tinha certeza absoluta de que aquilo
não pertencia ali. Mas de qualquer maneira, continuei jogando.
A primeira fase estava
toda errada. Primeiro de tudo, eu não tinha nenhuma vida, quando deveria
ter oito. Segundo, o céu estava escuro. O primeiro nível era geralmente
alegre e ensolarada. Mas o pior de tudo era o Jovem Simba... Ele estava
deitado em uma posição que não era normal, meio corcunda e cabisbaixo.
Ele também parecia estar tremendo. Isto definitivamente não era normal!
Eu tentei movê-lo com as teclas de seta, e ele foi lentamente estendendo
as patas e se arrastando pelo chão, deixando um rastro vermelho atrás
dele, como uma lesma deixando um rastro de gosma. A progressão foi
lenta, mas o clima de outono nítido do lado de fora havia me deixado
muito animada para o Dia das Bruxas, então decidi continuar jogando esta
nova versão macabra de meu jogo favorito. Quando eu precisava para
pular para uma plataforma superior, o filhote de leão saltava quase
normalmente, exceto que a cada vez que ele encostava-se ao solo, ele
fazia o mesmo som que normalmente faz quando é atingido por um inimigo,
como se o salto estivesse machucando-o ainda mais. No final do nível, a
hiena também estava um pouco diferente. Seus olhos brilhavam em
vermelho, e parecia que ele havia sido arranhado varias vezes, pelas
marcas em sua pele. Eu o derrotei com apenas dois saltos, e ele desabou
no chão da maneira normal, para minha surpresa. Enquanto a tela mudava
para preto, eu imaginava e me perguntava o que me aguardava nas próximas
fases.
A segunda fase, “Can’t
Wait To Be King", também estava diferente. Tanto o céu como a água
estava com tonalidades bem fortes de vermelho, além de a fase no geral
estar muito menos colorida do que o normal. Não havia musica desta vez,
somente os choros desagradáveis de Simba sempre que pulava. Ele ainda
estava da mesma maneira da primeira fase, encolhido e se arrastando
lentamente pelo nível. Me arrastei um pouco, até chegar no rinoceronte.
Pulei na cabeça dele, e o rinoceronte me impulsionou em direção as
arvores, direto para os braços dos macacos. Esta é a parte onde Simba
normalmente salta na cabeça das girafas, para chegar ao outro lado do
rio. Mas havia um problema... As girafas haviam sido decapitadas. Havia
somente um osso saindo de seu pescoço, tudo incrivelmente e
detalhadamente repugnante. Eu pensei: "Caramba, quem modificou este jogo
deve ter um lado mais macabro do que o meu!". Mas eu me perguntava como
o Jovem Simba conseguiria atravessar o rio vermelho sem a ajuda das
girafas. Mas, para minha surpresa, eu consegui saltar de girafa em
girafa, como se suas cabeças ainda estivessem lá. Só que pareciam estar
mais escorregadias do que o normal, por alguma razão, e com isso,
precisei pular cada vez mais rápido para não cair na água. Mais tarde,
na parte onde você monta do avestruz, ele também havia sido decapitado, e
suas pernas estavam muito mais magras do que o normal, e ele também
corria de uma forma um pouco estranha, como se estivesse tropeçando a
cada passo. O resto da fase era basicamente a mesma coisa, com o
quebra-cabeça dos macacos e tudo mais. Simba foi se rastejando através
de toda essa loucura, até finalmente terminar a fase. O barulho
extremamente alto de antes voltou, e algo completamente inesperado
apareceu na tela: O rosto de Mufasa. Tirando os olhos totalmente negros,
ele parecia normal. Então, de repente, ele abriu a boca e disse com uma
voz fria: "Scar é inocente, eu sou o culpado".
O que isso queria
dizer?! Será que este jogo macabro estava tentando me dizer que Mufasa
havia se soltado do penhasco de propósito ou algo assim? Não sei por
quê, mas eu estava perturbada com esse pensamento. "Não seja idiota",
pensei, "Não deixe que um jogo estúpido te deixe perturbada e chateada
com leões de desenhos animados!". Apesar do nervosismo que eu estava
experimentando, continuei a jogar e fui para a fase do Cemitério de
Elefantes. Nesta fase, Simba estava surpreendentemente normal novamente!
Graças a Deus! Levantando-se da maneira como deveria. Hmmm... Talvez o
hacker havia se cansado e decidiu deixar este nível sem modificações.
Infelizmente, meus pensamentos estavam errados. O cemitério de elefantes
estava estranhamente desprovido de vida. Nenhuma hiena veio me atacar,
como deveriam. Eu só pensei nisso como uma maneira fácil de sair de lá, e
comecei a correr. Enquanto corria, aquele mesmo barulho alto e
irreconhecível saiu novamente saiu de minhas caixas de som, desta vez
ainda mais alta, tanto que as caixas chegaram a tremer com a intensidade
do “grito”. Isso me assustou muito, e então eu imediatamente abaixei o
volume, mas não cheguei a desligá-lo, porque estava com medo de perder
algo interessante De qualquer forma, reparei que tinha uma coisa nova
para me preocupar: O chão estava desmoronando lentamente sob os pés de
Simba. Eu tinha que continuar correndo através do cemitério desolado
para não cair na escuridão desconhecida abaixo de mim. Quando cheguei na
área onde normalmente lutava com o ultimo grupo de hienas, o jogo ficou
em câmera lenta, e uma voz fria, a mesma voz de Mufasa que eu tinha
ouvido antes, disse a seguinte frase: "A morte é cruel para os justos e
os injustos." Ele repetiu isso até eu chegar ao final da fase, onde Scar
me observava de uma pedra mais alta.
Depois disso, sai de meu
quarto e fui pegar uma garrafa de refrigerante para beber. As coisas
estavam começando a ficar intensas de verdade, e eu estava em choque com
toda a situação. Eu estava sozinha em casa, à noite, jogando uma versão
macabra e doentia de meu jogo de infância favorito e não fazia idéia
donde aquilo iria chegar. Mas por alguma razão, eu queria continuar,
queria ver com meus próprios olhos o quão longe o hacker havia chegado
com tudo aquilo. Pensei: “É apenas um jogo hackeado, certo? Não há nada
demais nisso”. Então, juntando minhas energias, voltei para meu quarto. A
tela ainda estava preta. Por um momento achei que o jogo tinha travado,
mas para minha surpresa, quando sentei na cadeira, o jogo prosseguiu
com a próxima fase! Foi como se o jogo tivesse parado por conta própria,
como se soubesse que eu havia saído da sala. Talvez eu tivesse apertado
a tecla Enter ao sair, sem perceber, mas não tinha certeza. De
qualquer maneira, decidi continuar de vez, e então fui para a quarta
fase do jogo, “Stampede”, e me preparei para ver o que me aguardava.
Mas, para minha
surpresa, tudo estava normal neste nível! O céu estava azul, e o
desfiladeiro rochoso estava bronze luminoso, assim como eu me lembrava.
Metade de mim ficou agradecida, e a outra metade, a metade mais obscura
que eu escondia da maioria das pessoas, estava entediada. Foi só no
final da fase que as coisas alteraram. Depois que Simba escapou dos
gnus, a tela cortou abruptamente para preto e, em seguida, começou a
passar uma cena do filme... Bem, mais ou menos. Foi a cena em que Mufasa
escalava as pedras para poder salvar Simba da debandada. Mas, então,
algo diferente aconteceu. Foi mostrada uma cena onde Simba observa seu
pai, lutando para chegar até o topo da montanha rochosa. Essa cena não
estava no filme, só que a animação, em termos de qualidade, era quase
tão boa quanto a do filme real. Simba estava chorando, como se soubesse
que seu pai não conseguiria. Ele então parou de repente, e virou o rosto
em direção à tela. Seus olhos estavam vazios, sem emoção, enquanto
olhavam para mim. Então ele se levantou, e caminhou para frente. O
ângulo da câmera mudou para mostrar um ponto de vista acima dele, e daí
conseguimos ver para onde ele estava caminhando: A borda da montanha. O
penhasco. O que era isso?! Eu só consegui assistir com horror, enquanto
ele caia do penhasco, direto para a debandada abaixo.
Em seguida, a tela
cortou para o rosto de Mufasa, ainda agarrado na beirada do precipício.
Ele viu tudo. Ele viu Simba cair para sua morte. Seus olhos se encheram
de lágrimas e ele olhou para seu irmão, Scar, sorrindo para ele. "O que
você vai fazer, irmão?", Scar perguntou ameaçadoramente. Seus olhos
brilhando em um vermelho estranho e suas unhas pra fora, "O que você tem
para viver?"
"Nada", respondeu
Mufasa, e em seguida, virou seu rosto para a tela: "Ninguém tem." Então
ele se soltou da beirada e caiu no precipício. Em seguida, a tela mostra
Scar, rindo histericamente, seu rosto lentamente se transformando em um
crânio hediondo em forma espectral, parecendo uma espécie de fantasma
de leão, enquanto a tela desvanecera para preto em volta do crânio.
Então, ele sussurra: "Isso conta pra você também". Em seguida, ele riu e
desapareceu.
Nesse momento, eu fiquei
totalmente aterrorizada. Parecia que estava vivendo um pesadelo! Que
mente doentia pensaria em algo daquele tipo?! Me virei por um momento
para tomar um fôlego, e quando olhei de volta para a tela, notei que o
“fantasma” havia sumido. Ao invés disso, o jogo havia avançado para a
próxima fase, “Simba’s Exile”. Tudo parecia muito normal, até mesmo a
musica do jogo original estava tocando. Mais uma vez, a curiosidade
levou a melhor de mim, e eu tirei aquele clipe do filme de minha cabeça
por um momento para conseguir focar no jogo. Então eu continuei. Eu fui
estúpida, eu sei disso agora, mas era dificil eu ficar assustada
facilmente com coisas desse tipo. Eu era do tipo que procurava por
coisas assustadoras por prazer. Amava tudo isso. Então, eu continuei
jogando o jogo com uma atitude cautelosa, mas ainda assim curiosa. Eu
apenas esperava para algo estranho acontecer. Não esperava por isso como
antes, mas era como assistir a um vídeo de pegadinha na internet, e
esperar pelo susto no final. A fase era perfeitamente normal. "Quem
modificou este jogo definitivamente tinha um senso de humor", pensei
cautelosamente, “colocando você em uma falsa sensação de segurança, e em
seguida, assustando-o de uma forma totalmente inesperada.”.
Eu sabia que estava
chegando, mas eu ainda pulei de susto quando isso aconteceu. A fase
terminou normalmente, com as hienas observando Simba fugir por entre os
espinhos, e gritando: "Se você voltar, te matamos!". Mas então
finalmente aconteceu. Algo estranho. A fase “Hakuna Matata” começou, mas
Simba não conseguia se mover. Era como se o jogo tivesse travado,
exceto que ele ainda estava se mexendo... Não andando pelo paraíso, mas
balançando a cabeça, cada vez mais rápido, como se estivesse tentando
tirar os pensamentos ruins de sua cabeça. Então, de repente, ele olhou
pra frente e desmaiou, sem explicação. Simplesmente caiu na grama, como
ele normalmente faz quando você morre no jogo original. Em seguida, a
imagem se distorceu e desvaneceu para preto, e abruptamente avançou
diretamente para a próxima fase, ignorando completamente “Hakuna
Matata”. Parecia apropriado que um jogo tão macabro como este pulasse a
fase mais feliz e animada do jogo inteiro.
Então agora Simba havia
virado um adulto. Este era o nível representando sua viagem à noite para
ver Rafiki, e o fantasma de seu pai nas nuvens. Quando adulto, ele
obtivera seus novos poderes de arranhar e cortar. Lembra que mencionei
antes sobre a breve violência que normalmente tinha nas fases do Simba
Adulto? Bem, isso era muito, muito pior. Quando Simba atacou e matou um
leopardo, o leopardo fora literalmente rasgado em pedaços, e seu corpo
fora deixado assim, jogado em pedaços empilhados uns em cima dos outros.
Cada vez que ele matava algum animal, era sempre desta mesma maneira,
impiedosamente violento. Eu deveria saber que algo assim iria acontecer.
Então, depois de alguns encontros com Rafiki e ao chegar ao final da
fase, onde Simba fica na beira do rio e Mufasa aparece no céu, Simba
começou a tremer desesperadamente. Não aleatoriamente, mas em um padrão.
O rosto de Mufasa aparece no céu, e em seguida ele se abaixa e abre sua
boca, e Simba anda em direção a ela, eventualmente entrando e
desaparecendo. Rafiki, em seguida, aparece do meio das folhas, olha para
a tela e sussurra: "O Ciclo da Vida é uma mentira. Todos morrem, todos
deixam de existir. Sua hora está próxima". Isso arrepiou os pelos de
minha nuca. Não sabia mais o que fazer, então só fiquei olhando para a
tela, esperando aquele pesadelo terminar. Por alguma razão, o jogo pulou
dois níveis inteiros, e eu fui direto pra ultima fase: “Pride Rock”. Já
esperando para algo estranho acontecer, segui em frente, e ao invés de
lutar com Scar pela primeira vez, ele apenas seguiu correndo por uma
fase vazia; não havia hienas, nem fogo, nem Scar, nada. Foi assim
durante toda a fase, até ele chegar ao topo da Pedra do Rei, na parte
onde Simba e Scar supostamente teriam sua batalha final. Mesmo esperando
por algo estranho, fiquei extremamente chocada ao ver o que me esperava
no topo... Mufasa?! Ele nem tinha um modelo de personagem no jogo!
Parecia com uma versão modificada do modelo de Simba, mas mesmo assim,
que diabos eu estava assistindo?!
Pensei por um segundo se
deveria lutar com ele. Afinal, ele era o pai de Simba. Mas enquanto
pensava, Mufasa pulou pra cima de Simba e começou a mordê-lo e
espancá-lo, violentamente, deixando o corpo de Simba completamente
ferrado, arranhado e um pouco ensangüentado. Movi Simba em direção ao
seu pai, e ele mancava lentamente, parecido com o Simba nas primeiras
fases. A batalha foi extremamente intensa; Mufasa e Simba arrebentando
pedaço por pedaço um do outro. Após cerca de dez minutos de luta, eu
perdi o controle dos dois. Nada do que eu fazia afetava a luta. Eles
estavam lutando por conta própria agora. Depois de alguns segundos,
Simba pulou em direção ao seu pai, fazendo com que os dois caíssem para
fora do penhasco da Pedra do Rei, e direto para sua morte. Então a tela
piscou várias vezes, o grito voltou mais uma vez, e a tela mudou para
mostrar uma imagem dos corpos mutilados de Mufasa e Simba, deitados um
em cima do outro sobre uma pilha de rochas, mortos. Em seguida, a tela
mudou novamente, desta vez para mostrar novamente a caveira do Scar. Sua
voz ameaçadora volta: "O mal vive nas profundezas de todas as almas
boas. Você não pode escapar dele. Você não pode lutar contra ele.
Desista, antes que ele acabe de vez com você". De repente, sem
explicação, a tela e o computador desligam. Por mais que eu tentasse,
não conseguia ligar o computador novamente, e até hoje, ele simplesmente
não funciona. Depois desses acontecimentos, toda noite, eu vejo essas
imagens. Eu ouço essas palavras. "Desista, antes que ele acabe de vez
com você".
Às vezes, no meio da
noite, eu olho para o computador e vejo aquela caveira na tela. Sinto
como se houvesse algo em minha casa. Ele está aqui. Minha mãe e meu pai
não conseguem senti-lo. Suas inocências não foram tiradas deles da
maneira que a minha fora. É por isso que estou escrevendo este texto.
Meus sonhos viraram pesadelos. Minhas memórias doces se transformaram em
traumatizantes. Não tenho mais nada para mim, então acho que seguirei o
conselho de Scar. Estas são minhas últimas palavras, e me sinto
obrigado a perguntar: "O que você vai fazer? O que você tem para viver?”
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