CIGARRA 3301

Cigarra 3301 é um nome dado a uma organização enigmática que em três ocasiões postou um conjunto de quebra-cabeças complexos para recrutar cryptanalysts capazes do público. O primeiro enigma Internet começou no dia 5 de janeiro de 2012 e funcionou por cerca de um mês. A segunda rodada começou exatamente um ano depois, em 5 de janeiro de 2013, e uma terceira rodada está em andamento após a confirmação de uma nova pista postou no Twitter em 5 de janeiro de 2014. A intenção declarada era recrutar "pessoas inteligentes" através da apresentação de uma série de quebra-cabeças que estavam a ser resolvido, cada um em ordem, para encontrar o próximo. Os quebra-cabeças focado fortemente em segurança de dados, criptografia e esteganografia.





Tem sido chamado de "o quebra-cabeça mais elaborado e misterioso da era da internet", e é listado como um dos "Top 5 mais feéricos, mistérios não resolvidos da Internet" pelo Washington Post, e existe muita especulação quanto à sua finalidade. Muitos especularam que ele é uma ferramenta de recrutamento para a NSA, CIA, MI6, ou um grupo de mercenários cibernéticos. Outros afirmaram que é um Alternate Reality Game (ARG), mas o fato de que nenhuma empresa ou pessoa física tomou crédito ou tentou monetizar isso, combinado com o fato de que ninguém que tenha resolvido o quebra-cabeças já vêm para a frente, levou mais de sentir que não é. Outros afirmaram que ele é executado por um banco trabalhando em cryptocurrency.

Em janeiro de 2012, a imagem foi enviada para bordo "aleatório" do 4chan que contém uma mensagem informando que o cartaz foi à procura de pessoas inteligentes e convidando os usuários a encontrar uma mensagem escondida na imagem que iria levá-los no caminho para encontrá-los. Esta imagem foi a primeira quebra na série. A imagem foi anunciado por pessoas para outras placas e locais, aumentando o interesse Internet no quebra-cabeça. Pessoas que tentam resolver os quebra-cabeças agrupados no Mibbit e redes de IRC n0v4, com grupos dissidentes fazendo uso de canais de IRC privado, fóruns e grupos Skype.

O objetivo declarado dos enigmas cada ano tem sido recrutar "pessoas muito inteligentes", embora o objetivo final ainda é desconhecida. Alguns alegaram que Cigarra 3301 é uma sociedade secreta com o objetivo de melhorar a criptografia, privacidade e anonimato.

O resultado final de todas as três rodadas de Cicada 3301 recrutamento ainda é um mistério. Os quebra-cabeças finais conhecidos tornaram-se altamente complexa e individualizada como o jogo se desenrolava. Indivíduos anônimos alegaram ter "vencido", mas a verificação da organização nunca foi feita e os indivíduos que fazem a alegação de não ter sido próximo com informações.

Um e-mail que teria sido enviado para alguns indivíduos que completaram o quebra-cabeça de 2012, revelando que aqueles que conseguiu resolver os quebra-cabeças foram agraciados com uma avaliação de personalidade. Aqueles que passaram nesta fase teriam sido admitido na organização, embora nada mais se sabe.

Os Cigarra 3301 pistas têm durou muitos meios de comunicação diferentes, incluindo Internet, telefone, música original, CDs de boot do Linux, imagens digitais, sinais de papel físicos e páginas de livros crípticos inéditos. Além de usar muitas técnicas diferentes para criptografar, codificar ou ocultar dados, essas pistas também ter referenciado uma grande variedade de livros, poesia, arte e música. [1] Cada pista foi assinado pela mesma chave privada GnuPG para confirmar a autenticidade.


FONTE: Wikipedia

Um comentário:

Comentários Moderados

 

Psicológico Macabro © Copyright | Template by Mundo Blogger |